[Reflexão] "Coding", ou Programação/Algoritmos... Essencial para uma formação completa, ou não?

A organização CODE.org está na linha de frente de uma campanha nos Estados Unidos que visa estimular o ensino de programação de computadores na educação básica e média.

Qualquer escola que hoje possui o famigerado laboratório de informática (que sempre funcionou mais como lanhouse do que como espaço de aprendizado) tem a oportunidade e meios de ensinar seus alunos a programar.

O objetivo não é apenas formar profissionais da computação (claro que existe essa demanda, ainda mais nos países desenvolvidos), mas também  estimular o raciocínio lógico dos estudantes de um modo complementar as matérias exatas tradicionais, como a matemática e a física (onde, quase sempre, é ensinado erroneamente como se houvesse apenas um método de resolução para os problemas).
Quem programa computadores, ou melhor, quem entende e sabe criar algoritmos (passos necessários para realizar uma tarefa, seja ela computacional ou não) enxerga o mundo de outro modo, com mais detalhes, com mais soluções para os problemas da vida (flexibilidade), mais velocidade de raciocínio, mais criatividade e mais controle sobre as suas atividades. E isso é essencial para qualquer profissional de qualquer área, como bem destacado no vídeo promocional da campanha.


 E você, o que acha de tudo isso? O Brasil deveria seguir este exemplo?
a)"Finalmente acordaram pra realidade!"
b)"Pra que que vou usar isso?"
c)"Sei lá! Viu a novela ontem?!
d)"Quando é o próximo feriado?"
e)"Só mais uma matéria inútil na escola. Nunca vou usar isso!"
 -------------
Maiores informações (em inglês): http://www.code.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário