Identificando Valores de Capacitores

Uma das dificuldades dos iniciantes em circuitos eletrônicos é identificação dos componentes e suas características. Alguns possuem impresso em sua carcaça informações sobre tensão, resistência, capacitância, ... Outros trazem apenas códigos de referência por cores (como os resistores) ou caracteres alfanuméricos (capacitores, diodos, transistores,...). Um dos componentes que mais geram dúvida é o capacitor cerâmico, que possui um código não muito intuitivo.

Este artigo no site Eletrohoo aborda esta dificuldade e ensina a identificar as características dos tipos mais comuns de capacitores.


Alguns capacitores, apresentam uma codificação que é um pouco estranha para os técnicos experientes, e muito difícil de compreender, para o técnico novato. Observe o desenho abaixo.  
  
 O valor do capacitor,"B", é de 3300 pF (Picofarad = x10-12 F) ou 3,3 nF (Nanofarad = x10-9 F) ou 0,033 µF (Microfarad = x 10-6 F). No capacitor "A", devemos acrescentar mais 4 zeros após ao 1ª e 2ª algarismo. O valor do capacitor, que se lê 104, é de 100000 pF ou 100 nF ou 0,1µ F.

 Capacitores usando letras em seus valores:

O desenho ao lado, mostra capacitores que tem os seus valores, impressos em nanofarad (nF) = 10-9F. Quando aparece no capacitor uma letra "n" minúscula, como um dos tipos apresentados ao lado por exemplo: 3n3, significa que este capacitor é de 3,3nF. No exemplo, o "n" minúsculo é colocado ao meio dos números, apenas para economizar uma vírgula e evitar erro de interpretação de seu valor.
 

Multiplicando-se 3,3 por x10-9 = ( 0,000.000.001 ), teremos 0,000.000.003.3 F. Para se transformar este valor em microfarad, devemos dividir por 10-6 = ( 0,000.001 ), que será igual a 0,0033µF. Para voltarmos ao valor em nF, devemos pegar 0,000.000.003.3F e dividir por 10-9 = ( 0,000.000.001 ), o resultado é 3,3nF ou 3n3F.

Para transformar em picofarad, pegamos 0,000.000.003.3F e dividimos por x10-12, resultando 3300pF. Alguns fabricantes fazem capacitores com formatos e valores impressos como os apresentados abaixo. O nosso exemplo, de 3300pF, é o primeiro da fila.

 

Note nos capacitores seguintes, envolvidos com um círculo azul, o aparecimento de uma letra maiúscula ao lado dos números. Esta letra refere-se a tolerância do capacitor, ou seja, o quanto que o capacitor pode variar de seu valor em uma temperatura padrão de 25° C. A letra "J" significa que este capacitor pode variar até 5% de seu valor, a letra "K" = 10% ou "M" = 20%. Segue na tabela abaixo, os códigos de tolerâncias de capacitância.



Agora, um pouco sobre coeficiente de temperatura "TC", que define a variação da capacitância dentro de uma determinada faixa de temperatura. O "TC" é normalmente expresso em % ou ppm/°C ( partes por milhão / °C ). É usado uma seqüência de letras ou letras e números para representar os coeficientes. Observe o desenho abaixo.

 


Os capacitores ao lado são de coeficiente de temperatura linear e definido, com alta estabilidade de capacitância e perdas mínimas, sendo recomendados para aplicação em circuitos ressonantes, filtros, compensação de temperatura e acoplamento e filtragem em circuitos de RF.

Na tabela abaixo estão mais alguns coeficientes de temperatura e as tolerâncias que são muito utilizadas por diversos fabricantes de capacitores.



Outra forma de representar coeficientes de temperatura é mostrado abaixo. É usada em capacitores que se caracterizam pela alta capacitância por unidade de volume (dimensões reduzidas) devido a alta constante dielétrica sendo recomendados para aplicação em desacoplamentos, acoplamentos e supressão de interferências em baixas tensões.

 

Os coeficientes são também representados com sequências de letras e números como por exemplo: X7R, Y5F e Z5U. Para um capacitor Z5U, a faixa de operação é de +10°C que significa "Temperatura Mínima" e +85°C que significa "Temperatura Máxima" e uma variação de "Máxima de capacitância", dentro desses limites de temperatura, que não ultrapassa -56%, +22%. Veja as três tabelas abaixo para compreender este exemplo e entender outros coeficientes.


Capacitores de Poliester Metalizado usando código de cores:

A tabela abaixo, mostra como interpretar o código de cores dos capacitores abaixo. No capacitor "A", as 3 primeiras cores correspondem a 33000 equivalendo a 3,3 nF.

 -----------------
Fonte: Eletrohoo  http://eletrohoo.paros.uni5.net/ARTIGOS/conteudo.asp?faq=2&fldAuto=124
 Para mais artigos do Site Eletrohoo visite: http://eletrohoo.paros.uni5.net/ARTIGOS/lista_conteudo.asp?fldAuto=3

Nenhum comentário:

Postar um comentário