Um dos primeiros sinais de que você está avançando no Arduino é a sensação de limitação ao abrir a IDE oficial do projeto.
Se você possui experiência com microcontroladores então (especialmente os da Atmel) a coisa é quase que claustrofóbica. Porém, entendemos que o Arduino foi feito para desenvolvedores sem "nenhum" conhecimento em programação. Tem que ser minimalista mesmo ou o usuário fecha tudo e sai correndo.
Qual a solução?
R.: Programar o Arduino usando o AtmelStudio.
Porém...
Os tutoriais para a configuração do ³AtmelStudio sempre foram complexos, ocultavam detalhes importantes, não ofereciam uma linguagem didática e quase sempre não funcionavam (principalmente na versão 6).
Para ajudar a resolver esse dilema o colega Fernando Nunes José Leitão publicou na comunidade Laboratório de Garagem ¹ uma video aula com base nos tutorias* da JayconSystems, detalhando a configuração do AtmelStudio 6 para o uso do Arduino como plataforma de desenvolvimento. Os dois vídeos estão em português e os passos explicados de forma bem detalhada.
Seguindo estes passos você poderá utilizar recursos do AtmelStudio 6 como:
- Bibliotecas:Usar as bibliotecas OpenSource disponíveis na comunidade em torno do Arduino;
- Terminal: utilizado para comunicação Serial, podendo alterar o tipo de dado (entre ASCII, Hex, Dec, Bin), não ficando preso ao modo ASCII da IDE oficial;
- Autocompletar: não precisa nem descrever muito, é algo que faz MUITA falta na IDE oficial;
- Debug: Quantas vezes você não precisou rodar passo a passo os seus códigos atrás daquele famigerado erro no algorítimo e não tinha como?
- Disassembly: Acesso do código em Assembler, permitindo otimização;
- Visualização dos Registradores, Flags do processador, status das I/Os e da EEPROM;
- Entre MUITAS outras ferramentas que sempre sentimos falta ao tentar desenvolver algo mais complexo.
(Parte 1)
(Parte 2)
Agradecimento em especial ao Fernando² que produziu este material e nos deu a oportunidade de partilhar com os demais colegas e leitores do Blog.________________________
¹O Laboratório de Garagem é uma iniciativa voltada para a integração, colaboração e apoio aos desenvolvedores independentes de ciência e tecnologia, ou como gostamos de ser chamados: garagistas. Clique aqui para saber mais sobre o LdG.
²Fernando Nunes José Leitão é estudante do último ano do curso de Engenharia Mecatrônica na Fundação Santo André (SP) e Garagista do LdG. Perfil do Fernando no LdG
³ Para fazer o download ou obter mais informações sobre o AtmelStudio acesse o microsite da ferramenta: http://www.atmel.com/microsite/atmel_studio6/
*Para acessar os tutoriais originais (em inglês) acesse http://www.jayconsystems.com/________________________
Consegui portar o meu AtmelStudio.
ResponderExcluirÓtimo tutorial...